Balé apresenta a riqueza da dança mexicana
Balé apresenta a riqueza da dança mexicana
'A dança está diretamente ligada ao ambiente de cada época, assim como está ligada à cultura de um País ou região. No México não poderia ser diferente. Com uma riqueza de danças populares, o País latino...'
A dança está diretamente ligada ao ambiente de cada época, assim como está ligada à cultura de um País ou região. No México não poderia ser diferente. Com uma riqueza de danças populares, o País latino-americano possui influências indígenas e espanholas que se fundiram para compor singulares movimentos coreográficos. Para mostrar ao público esses passos, um dos mais prestigiados grupos de dança do México – o Balé Folclórico da Universidade Veracruzana – chega ao Brasil pela primeira vez para apresentações. O grupo subirá ao palco nas unidades do Sesc de Ceilândia, no dia 6 de setembro, e do Gama, no dia 8 do mês, sempre às 20h.
O evento é uma parceria entre o Sesc e a Embaixada do México no Brasil. Segundo a coordenadora de Ações Culturais do Sesc-DF, Juliana Valadares, a parceria reforça cada vez mais os laços entre as duas instituições. “É uma honra poder receber atividades culturais do México em nossos espaços. Temos a preocupação constante de incentivar a realização de eventos que mostrem ao público as mais diversas manifestações culturais. O Balé Folclórico da Universidade Veracruzana será uma oportunidade única de conhecer as tradições mexicanas por meio da dança”, destacou.
Para o conselheiro de Assuntos Culturais e Educativos da Embaixada do México no Brasil, Guillermo Palacios, as unidades do Sesc oferecem espaços perfeitos para as apresentações. “O Sesc possui espaços maravilhosos, com infraestrutura completa tanto na parte expositiva, como na de teatro e dança. Vamos realizar outros projetos a serem concretizados antes do fim do ano. Estamos conversando com o Sesc sobre a elaboração de um convênio formal que cubra eventos em todos os âmbitos. As atividades culturais da embaixada são uma parte central da política exterior do México no Brasil, um País querido e admirado por nós”, reforçou.
Sobre o Balé – constituído por 26 bailarinos, a dança do Balé será acompanhada pelo som dos oito músicos do grupo Tlen Huicani – da Universidade Veracuzana -, e por uma equipe de produção composta por seis pessoas. Os membros do balé retratam o gosto pelas manifestações artísticas tradicionais do México e, em particular, do estado de Veracruz. Suas montagens cênicas são um reflexo das festas religiosas e cívicas dos diversos povos que formam o País.
Balé Folclórico da Universidade Veracruzana
Sesc Ceilândia – Teatro Sesc Newton Rossi
Dia: 6/9
Hora: 20h
Sesc Gama – Teatro Sesc Paulo Gracindo
Dia: 8/9
Hora: 20h
Entrada franca
Classificação: 12 anos