Caminho de Navegação

Notícia

Atletas do Sesc são convocados e revelam sonho olímpico

'Recém-convocados para compor a Seleção Brasiliense de Natação, que participará do 28º Campeonato Brasileiro Inter Federativo Infanto-Juvenil de Natação e do 21º Campeonato Internacional Infanto-Juvenil...'

Publicado em 25/09/2015 00h00 Atualizado em 25/09/2015 00h00

Recém-convocados para compor a Seleção Brasiliense de Natação, que participará do 28º Campeonato Brasileiro Inter Federativo Infanto-Juvenil de Natação e do 21º Campeonato Internacional Infanto-Juvenil, na cidade de Mococa (SP), a ser disputado entre 7 e 10 de outubro, os nadadores Gabriel Henrique Souza e João William Barbosa, ambos com 13 anos, revelam um sonho ainda maior. Os atletas do Sesc, que treinam na unidade do Gama, querem mostrar que podem integrar a seleção olímpica de natação.

“Esse é o meu maior objetivo. Essa convocação me enche de ânimo e me faz acreditar. Agora que consegui ser convocado, pretendo ir bem para conseguir um dia uma vaga nas Olimpíadas”, revela João William Barbosa.

O atleta Gabriel Henrique Souza garante estar feliz com a convocação e também mira uma vaga na seleção olímpica de natação. “Ser convocado para a seleção brasiliense é o sonho de todo atleta, é o principal objetivo de todos. Agora quero conseguir ir às olimpíadas”, afirma.

Este ano, a competição deve contar com a participação de mais de 400 atletas e cinco seleções estrangeiras na disputa (Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai). O torneio terá três etapas, com eliminatórias às 9h, e finais às 18h, com transmissão ao vivo do canal Sportv. As despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem serão custeadas pela Federação de Desportos Aquáticos de Brasília (FDA).

Considerado um celeiro de craques, o torneio que será na cidade de Mococa já revelou atletas como os nadadores Thiago Pereira, Matheus Santana e Etiene Medeiros.

Gabriel e João William são destaques nas competições de Brasília, sendo Gabriel Henrique atual recordista dos 100m livre e 200m medley e João William vencedor das provas de 50m e 100m peito durante 2015 nas etapas disputadas no Festival das Escolas de Natação de Brasília (FEN).

De acordo com o treinador dos atletas, André Fêlix, o projeto Sesc Olímpico agrega muitos valores e tem a participação ativa da família. André explica que o trabalho realizado pelos profissionais da instituição no dia a dia é fundamental no desempenho de cada atleta. “Essa convocação é muito importante para os atletas e principalmente para a nossa equipe, que ao longo dos anos sempre disponibiliza esportistas para as seleções de natação de Brasília. Mostrando assim a seriedade e comprometimento com o projeto Sesc Olímpico, tendo sempre atletas de destaque no cenário local.”

Sabendo das dificuldades que seus atletas podem enfrentar na competição, o treinador garante que o maior desafio será trabalhar com o emocional. “Essa é a primeira vez que eles viajam para uma competição tão importante. O impacto que o torneio pode causar é algo a ser superado”, garante.

 Projeto Sesc Olímpico

Jovens atletas com idade entre 12 e 15 anos participam do projeto Sesc Olímpico, lançado em 2009. O Sesc-DF oferece condições para a prática desportiva nas modalidades de handball, basquete, futsal, voleibol, natação e tênis. O projeto é voltado para esportistas com alto rendimento e proporciona a melhora na performance, aliada à conduta ética dentro e fora dos limites esportivos. Também estimula o espírito de equipe, a cooperação e o fortalecimento de valores morais.