Alunos de Samambaia recebem projeto do Sesc Astronomia Sobre Rodas
Alunos de Samambaia recebem projeto do Sesc Astronomia Sobre Rodas
'O planetário consiste numa cúpula de lona inflável que mostra de forma lúdica e interativa os fenômenos do espaço. Novecentos e quinze estudantes do CEF 412 visitaram o planetário e fizeram uma “viagem...'
Estudantes do Centro de Ensino Médio 412 da Samambaia Norte participaram de 23 a 25 de abril do projeto do Sesc Astronomia Sobre Rodas, que consiste em levar ao conhecimento do público conteúdos sobre as galáxias, o universo, as estrelas e o sistema solar. O planetário funciona numa cúpula de lona inflável que mostra de forma lúdica e interativa os fenômenos do espaço. Novecentos e quinze estudantes do CEF 412 visitaram o planetário e fizeram uma “viagem” a bordo de um foguete. A participação e a curiosidade dos estudantes também se estenderam para um debate fora do planetário.
O projeto pode ser levado até as escolas por meio da Van da Astronomia. Foi dessa forma que os alunos de Samambaia visitaram o planetário, montado na quadra de esportes da escola, em sessões que duravam cerca de 35 minutos. O professor de física Demetrius Leão é o coordenador do projeto e comentou sobre a repercussão da visita para os alunos do CEF 412. “Foi uma verdadeira maratona do conhecimento astronômico. Sempre com um trabalho desenvolvido de forma muito interativa, promovendo e estimulando a participação dos estudantes. Muitas rodas de conversa, iniciadas ao final de cada sessão, não se encerravam somente dentro da cúpula. Um de nossos colaboradores, o professor de física e planetarista, Guilherme Clemente, habilidosamente respondeu a várias curiosidades dos estudantes até mesmo fora do planetário. Foi um trabalho sensacional com os adolescentes não só pela abordagem dos temas ligados ao espaço, mas também pela acolhedora e atenciosa recepção da equipe pedagógica da escola”, destacou Demetrius.
// Saiba como levar o planetário para sua escola
Para solicitar que a van da astronomia desembarque com o planetário nas escolas é necessário preencher a ficha com um pré-agendamento pelo link: mestra.me/asr .
Para que a Unidade Móvel de Astronomia estacione na escola, basta que o local tenha um espaço coberto que possa receber adequadamente a estrutura da cúpula. Podendo ser em pátio, ginásio ou salão. A capacidade ideal do planetário é para 60 pessoas por sessão. A nova parada do planetário móvel do Sesc é o Centro Educacional 01 da Estrutural, onde o projeto permanecerá até o dia 2 de maio.